Alimentação Lenta para Equinos – 7 Benefícios

A alimentação lenta para equinos tem ganhado popularidade à medida que suas vantagens se tornam cada vez mais evidentes. Ela imita o comportamento natural dos equinos e proporciona diversos benefícios que você verá a seguir.

Na natureza, os cavalos comem pequenas quantidades de alimento várias vezes ao longo do dia, pastando constantemente. Seu sistema digestivo é adaptado para receber pequenas porções de comida de forma contínua.

Um programa de alimentação lenta para equinos, como o nome sugere, tem como objetivo diminuir a taxa de consumo de alimentos. Isso pode ser realizado por meio de uma variedade de comedouros e redes de feno com pequenas aberturas.

rede de feno para equinos
Exemplo de redes de feno para alimentação lenta

Espalhar essas redes e comedouros pelos piquetes, currais ou baias incentiva o movimento dos cavalos, simulando seu comportamento natural de pastejo.

Cada cavalo é diferente e como eles respondem a essas novidades varia. Alguns podem levar um pouco mais de tempo para se acostumarem a comer dessa maneira, enquanto outros se adaptam rapidamente.

Permitir que eles se movimentem e explorem sozinhos suas novas redes e comedouros colocará os cavalos em um humor mais exploratório, o que facilitará a adaptação.

Confira a seguir, os principais benefícios da alimentação lenta para os equinos.

1 – Risco reduzido de úlceras gástricas

Os cavalos evoluíram para comer quase constantemente e, como resultado, estão continuamente secretando ácido clorídrico em seus estômagos. Este ácido (necessário para digerir os alimentos) pode causar úlceras quando o estômago fica vazio por muito tempo.

benefícios alimentação lenta para equinos

Já a saliva produzida durante a mastigação contém bicarbonato, que ajuda a proteger o estômago desse ácido.

Portanto, uma alimentação lenta, que requer muita mastigação, aumenta a produção de saliva, o que ajuda a reduzir o risco de úlceras gástricas.

2 – Melhora na digestão

A dieta de um cavalo é baseada principalmente em fibras. A fermentação intestinal dessas fibras depende de um fluxo constante.

Os alimentos que entram no intestino grosso devem ser completamente mastigados e misturados com saliva e outras enzimas digestivas para manter o trato digestivo do cavalo sempre saudável.

alimentação lenta para equinos

Problemas relacionados ao aparelho digestivo, como cólicas, laminite, síndrome metabólica e resistência à insulina, podem ser bastante reduzidos com a alimentação lenta.

3 – Controle de peso

Os alimentadores lentos também auxiliam no controle de peso. Para cavalos com excesso de peso, os comedouros lentos ajudam a diminuir a ingestão de alimentos, regulando o metabolismo, picos de insulina e diminuindo o estresse.

exemplo de alimentação lenta para equinos

Mesmo os cavalos abaixo do peso podem se beneficiar de comedouros lentos, pois aumentam a digestão e a absorção de nutrientes e calorias. Em outras palavras, eles se “auto-regulam” e comem apenas o necessário para manter uma condição corporal saudável.

4 – Redução de tédio (e Comportamentos Estereotipados)

Este é um dos principais benefícios de uma alimentação mais lenta. Um cavalo ocupado tem menor probabilidade de desenvolver vícios (comportamentos estereotipados) decorrentes do tédio ou desconforto como aerofagia, roer madeira, entre outros.

Um estudo epidemiológico (observacional) de 2016 em mais de 300 cavalos de escola de equitação mostrou que fornecer poucas refeições de feno todos os dias (permitindo que o cavalo coma muito em pouco tempo, indo contrário a alimentação lenta) foi o fator mais importante no surgimento de comportamentos estereotipados (Lesimple et al., 2016a).

cavalo roendo madeira
Roer madeira, um dos mais comuns comportamentos estereotipados em equinos

Com uma alimentação mais lenta, os cavalos sempre vão ter algo para fazer, já que estão constantemente comendo. Isso alivia o tédio, o que, por sua vez, ajuda a prevenir ou moderar esses comportamentos indesejados.

5 – Pouco ou nenhum feno desperdiçado

Eliminar o desperdício é uma das muitas razões para você utilizar uma alimentação lenta para equinos. Alimentadores lentos evitam que os cavalos pisem, urinem ou defequem no feno, além de ajudar a reduzir a presença de moscas e outras pragas e o contato com barro ou lama.

alimentação lenta cavalos

6 – Redução de trabalho para o criador

Além dos benefícios para os animais, a alimentação lenta também traz vantagens para quem cuida dos cavalos. Você economiza tempo e trabalho ao alimentar um estábulo cheio de cavalos.

mulher limpando feno

Não é prático completar os níveis de comida várias vezes ao dia. Os alimentadores lentos prolongam o tempo de alimentação dos cavalos e permitem que os cuidadores utilizem seu tempo com mais eficiência.

7 – Estímulo à atividade física e movimentação

Colocar os alimentadores lentos em diferentes locais dentro da propriedade incentiva o movimento dos cavalos, promovendo exercícios naturais e melhorando a saúde geral do animal. A movimentação constante é uma parte essencial do comportamento natural dos equinos, pois, na natureza, eles passam grande parte do dia pastando e caminhando em busca de alimentos.

Além disso, a movimentação promovida pela alimentação lenta ajuda a manter o comportamento social dos cavalos. Ao se deslocarem para encontrar os comedouros e redes de feno, os cavalos interagem uns com os outros, o que fortalece laços sociais e permite a expressão do comportamento natural da espécie.

Conclusão

Em resumo, a alimentação lenta para equinos é uma prática que imita o comportamento natural dos cavalos e traz diversos benefícios.

Ao adotar essa prática, os proprietários e cuidadores de equinos contribuem para a promoção da saúde, o bem-estar e a longevidade de seus animais, garantindo uma vida mais feliz e saudável para esses nobres companheiros.

alimentação lenta para equinos

LEMBRE-SE

Este artigo tem apenas caráter informativo. SEMPRE procure por um profissional!

Quer aprender mais? Confira o nosso artigo sobre enriquecimento ambiental para equinos

Equipe Equinogestor

Descomplique a gestão do seu haras e obtenha os melhores resultados com o Equinogestor Instagram: @equinogestor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *