Como Administrar um Haras – 6 Pontos Importantes

A indústria equestre vem crescendo gradativamente, e assim como qualquer empresa, o foco para administrar um haras é para obter lucro e não prejuízos.

Devido a grande quantidade de tarefas na rotina, é necessário um planejamento com antecedência para executá-las nas respectivas datas, e também ter controle do que já foi realizado.

A organização é requisito primordial para evitar esquecimentos e desperdício.

Para evitar prejuízos é necessário investir na gestão empresarial, baseado em controle financeiro, mão-de-obra qualificada e manejo preventivo.

A tarefa principal do criador ou do administrador é acompanhar diariamente o desenvolvimento e o estado de saúde do plantel e ao mesmo tempo, ter em mãos as receitas e despesas.

administrar um haras

Para ajudar a manter a saúde financeira do haras, é necessário uma previsão das despesas e receitas, o que auxilia na tomada de decisões, indicando se deve ser feito cortes ou se é viável fazer investimentos.

Assim é possível fazer uma estimativa do resultado financeiro do ano, julgando-o em positivo ou negativo, a tempo de mudar os planos.

Confira a seguir, 6 pontos importantes para você administrar o seu haras de uma forma eficiente.

equinogestor gestão de haras

1 – Defina Objetivos

Definir objetivos é o roteiro para administrar um haras de sucesso. É uma prática que pode ser usada para direcionar seus planos de curto e longo prazo, os tipos de clientes que você gostaria de servir e os aspectos do negócio nos quais você deseja se concentrar.

Ao definir os objetivos é sensato refletir seriamente sobre o que é e o que não é realisticamente alcançável. Definir objetivos que são facilmente alcançados não é um desafio, enquanto objetivos impossíveis podem ser desanimadores.

Você pode criar os objetivos respondendo a estas perguntas:

  • O que o sucesso significa para você?

  • Por que você quer alcançar os seus objetivos?

  • Como você vai chegar aos seus objetivos?

  • Quem vai te ajudar?

Além disso, você separá-los por categorias:

  • Desempenho – Aqui você pode considerar objetivos como aumentar o número de animais na propriedade, ganhar uma competição ou melhorar fisicamente e reprodutivamente os animais.

  • Financeiro – Os objetivos financeiros podem ser bastante simples. Como as finanças da empresa estão no centro do plano, faz sentido que os objetivos sejam de natureza financeira. Eles podem ser abordados do ângulo dos custos ou dos lucros, mas precisam ser claros e quantificáveis.

  • Físico – Por exemplo, aumentar o número de baias e cocheiras, adicionar novas instalações (como centros de treinamentos) ou reformar as que já existem na propriedade.

Com isso em mente, é importante revisar tudo regularmente para garantir que seus objetivos permaneçam relevantes.

administrar um haras

2 – Crie uma Rotina

Ninguém disse que ter um cavalo é apenas diversão e não trabalho. A rotina é tão importante para quem trabalha quanto para os cavalos.

Uma rotina eficiente, mas flexível, garante que todas as tarefas necessárias sejam concluídas. A rotina a ser seguida irá variar, dependendo do tipo de cavalo e as prioridades da administração do haras.

Seja o mais consistente possível no tempo de cada tarefa, e lembre-se, se você tiver que perder um ou dois dias por qualquer motivo, é extremamente importante que você consiga alguém para intervir e cuidar das necessidades dos animais.

Rotinas Diárias

Seus animais precisam ser verificados todos os dias.

Os cavalos devem ser alimentados pelo menos duas vezes ao dia e precisam de um suprimento contínuo de água fresca para beber.

O ideal é que, diariamente, os animais sejam escovados, eliminando assim sujeiras e pelos velhos.

Inspecione os cascos em busca por qualquer dano e limpe-os. Esteja atento à aparência do seu cavalo e fique atento a quaisquer ferimentos ou outros indicadores físicos de que algo não está certo.

Se seu cavalo estiver em uma baia, limpe-a todos os dias para evitar problemas e acúmulo de detritos. Certifique-se de que eles têm um abrigo adequado e bem conservado.

Os cavalos devem ficar fora das baias ou serem exercitados todos os dias. Alguns cavalos recorrem a estereotipias (aerofagia e roer madeira, por exemplo), quando não fazem exercícios suficientes.

Rotinas Semanais

Além das tarefas diárias, existem algumas atividades que você deve fazer semanalmente.

Limpe os baldes de ração e água do seu cavalo.

Inspecione a propriedade onde os animais são mantidos, procurando por danos às cercas ou qualquer coisa que possa causar danos aos animais. Verifique o suprimento de feno para ter certeza de que não está ficando sem. Em caso afirmativo, você deve providenciar para obter mais antes que seu estoque atual acabe. Tente sempre ter pelo menos duas semanas de suprimento em mãos.

Dê um banho no seu cavalo.

banho no cavalo
O banho muito frequente irá esgotar a oleosidade natural da pele do seu cavalo, deixando sua pelagem seca, escamosa e propensa a infecções de pele.

Rotinas Mensais, Semestrais e Anuais

Aqui estão algumas outras tarefas recorrentes que você precisará realizar:

Um bom ferrageamento pode evitar diversos problemas de saúde de um cavalo, sendo de extrema importância que esse serviço seja executado com frequência (cerca de uma vez por mês ) por um profissional competente.

A cada seis meses (ou com maior frequência), os animais precisam ser vermifugados, mantendo assim uma boa saúde.

vermifugação
O manejo incorreto ou ausência de vermifugação pode acarretar sérios problemas à saúde dos cavalos

Por último, os cavalos requerem vacinas anuais e semestrais para mantê-los protegidos. Eles também devem passar por um exame geral de saúde (incluindo dentário) com um médico veterinário.

3 – Tenha uma Equipe Qualificada

Ninguém consegue fazer tudo sozinho. Portanto, você vai precisar de ajuda! Confira algumas características de bons colaboradores na hora de administrar um haras:

  • Responsabilidade – Assumir responsabilidades significa que o cavalo, e todas as outras pessoas envolvidas podem ter certeza de que cada trabalho será feito corretamente.
    Isso significa que não só alguém pode confiar na pessoa para fazer o trabalho, mas também que será feito da maneira e na hora combinada. Se isso não for possível, então o trabalhador sempre deve deixar a pessoa apropriada saber para que algo possa ser feito.

  • Paciência – Os cavalos são seres inteligentes e são ótimos em ultrapassar os limites para ver o que eles podem fazer.
    Quando se trata de treinar cavalos, há muita repetição e você precisa ter paciência e colocar suas emoções de lado para realizar as tarefas. Pular etapas ou negligenciar uma boa base o deixará ainda mais para trás no longo prazo.
amor ao cavalo
No início, pode ser frustrante aprender o básico, mas se você persistir, as coisas sempre melhoram.
  • Realismo – Cada pessoa tem que reconhecer suas próprias limitações e níveis atuais de habilidade. A perfeição geralmente é um sonho impossível. Uma vez que a pessoa reconhece essas coisas, então ela pode trabalhar para melhorar seus conhecimentos e habilidades.

  • Desenvoltura – Trabalhar com cavalos significa que nada é previsível. É preciso lidar com o melhor de nossa capacidade com essa imprevisibilidade. A pessoa também deve estar disposta a dizer se não entendeu ou precisa de ajuda ou orientação sobre como melhor prosseguir. Também haverá momentos em que uma pessoa descobre que seus conhecimentos e habilidades não são suficientes. Nessas situações, geralmente é melhor obter ajuda de um especialista.

  • Segurança/cuidado – O cuidado com o bem-estar dos equinos é uma preocupação de todos os amantes dos animais. Algumas pessoas que estão trabalhando com cavalos rotineiramente podem perder a visão das necessidades dos animais, ou eles não conseguem reconhecer que cada cavalo é diferente.

cavalo bravo
Correr riscos desnecessários é ruim. Nunca tente fazer algo improvisado que pode acabar gerando problemas futuros para as pessoas e/ou os animais.
  • Lealdade – A lealdade é uma qualidade importante e assume muitas formas. Uma pessoa é leal no apoio a seus cavalos e colegas de trabalho. A lealdade do funcionário é uma das características mais desejáveis da força de trabalho. Isso mostra amor e apoio genuíno pela organização. A sensação de confiabilidade de que uma empresa pode contar com seus funcionários para apoiá-los (mesmo em situações difíceis) é muito importante para alcançar o sucesso desejado.

Não esqueça da sua parte! Entreviste honestamente. Ouça. Forneça segurança. Torne o trabalho o mais agradável possível, respeitando os outros pelo papel que desempenham no seu negócio.

Reconheça e recompense o bom trabalho. Estabeleça padrões pelos quais valha a pena trabalhar.

4 – Possua um Plano de Emergência

O planejamento de emergência é um aspecto crucial na hora de administrar um haras e que muitas vezes, é negligenciado até que algo ruim aconteça.

Você e sua equipe devem se preparar para situações imprevistas, como incêndios, inundações ou surtos de doenças.

Isso envolve a identificação de riscos, elaboração de planos de ação específicos, treinamento da equipe e investimento em equipamentos de emergência.

Além das emergências físicas e de saúde, é vital também preparar-se para emergências financeiras. Isso envolve a criação de um fundo de reserva para cobrir custos inesperados, como tratamentos veterinários de emergência, reparos de instalações ou flutuações no preço de insumos.

gerenciamento de risco equinocultura

Temos um artigo completo sobre gerenciamento de riscos na equinocultura. Confira aqui.

5 – Controle suas Receitas

Um dos maiores problemas em relação a administrar um haras são as pessoas que estão tentando sobreviver com um único fluxo de renda. É realmente difícil ser lucrativo e cobrar o suficiente para cobrir todos os seus custos.

Além disso, muitas pessoas oferecem serviços sem custos que poderiam ser cobrados!

Aqui algumas alternativas que você pode incluir no seu negócio para aumentar a receita:

  • Aulas de equitação;
equitação
  • Palestras/aulas/cursos online;

  • Treinamentos;

  • Venda de animais e coberturas;

  • Taxas de prestações de serviços;

  • Hospedagem de animais;

  • Venda de acessórios equestres;

  • Conquista de competições;

  • Aluguel de instalações para eventos.

6 – Controle suas Despesas

Você precisa ter um controle de todos os custos fixos e variáveis envolvidos no seu negócio. Depois de analisar esses números, você poderá ver com precisão as despesas por semana, mês e ano.

Exemplos de despesas:

  • Fenos e grãos;

  • Suplementos;

  • Cuidados veterinários e com ferradores;

  • Desparasitação;

  • Contas de eletricidade, água, telefone e internet;

  • Salários de funcionários e benefícios;

  • Aquisição, manutenção ou substituição de equipamentos;

  • Entradas de publicidade e patrocínios;

  • Refeições e entretenimento;

  • Melhorias nas instalações.

Como administrar as despesas e as receitas do haras?

A melhor maneira de saber as despesas e receitas do seu haras é por meio do fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é todo o dinheiro que entra (receita) e sai (despesa) de seu negócio em um determinado período de tempo.

administrar um haras
Saber quando e de onde vem seu dinheiro e para onde vai pode determinar se seu negócio é bem-sucedido.

Um orçamento de fluxo de caixa não é complicado de produzir depois que um sistema está em vigor, mas se estiver começando, reserve algum tempo para criar um da primeira vez. Reúna todos os recibos, formulários de impostos e contas que detalham as receitas e despesas e organize-os por mês.

Liste todas as fontes de receita e despesas mensais regulares. Não negligencie as despesas ocasionais ou ocultas.

Como o Equinogestor pode me ajudar?

Parece muito complicado controlar o fluxo de caixa? Manter todas as informações atualizadas em um só lugar? Com o Equinogestor você controla detalhadamente cada entrada e saída do seu caixa, e até o parcelamento de contas a pagar e a receber!

administrar um haras

Cadastre fornecedores, prestadores de serviços, clientes, vendas e compras de animais e muito mais!

administrar um haras

Conclusão

Em resumo, administrar um haras com sucesso requer uma abordagem multifatorial que vai além do simples cuidado com os animais.

Desde a definição de objetivos claros e a criação de uma rotina eficiente até a montagem de uma equipe qualificada e o gerenciamento financeiro rigoroso, cada aspecto é crucial para o bem-estar dos animais e a sustentabilidade do negócio.

Não podemos esquecer da importância do planejamento para emergências, tanto físicas quanto financeiras, que podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso em momentos críticos. Portanto, cada ponto abordado neste artigo serve como um pilar fundamental na construção de um haras bem-sucedido.

administrar um haras

Aproveitando, confira o nosso artigo sobre os benefícios da alimentação lenta para equinos

Equipe Equinogestor

Descomplique a gestão do seu haras e obtenha os melhores resultados com o Equinogestor Instagram: @equinogestor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *