12 Dicas de Venda e Compra de Cavalos

Se você não tem nenhuma experiência de venda ou compra de cavalos, pode ser difícil saber por onde começar.

O processo de venda ou compra online leva tempo e paciência. Mas existem maneiras de tornar tudo mais fácil e rápido para garantir o sucesso do seu negócio.

Confira 6 dicas de venda e 6 dicas de compra de cavalos no artigo a seguir:

dicas de venda e compra de cavalos

Dicas de Venda de Cavalos

1 – Certifique-se de que seu animal está com a melhor aparência possível

Você não precisa gastar muito tempo (ou dinheiro) preparando o seu cavalo.

Apenas tenha certeza de que a pelagem do animal esteja bonita e brilhante, sua crina e cauda estejam limpas e, se necessário, que ele tenha novas ferraduras.

dicas de venda e compra de cavalos

2 – Tire ótimas fotos do seu animal

Tirar uma boa foto do seu cavalo é essencial para vendê-lo. Como se costuma dizer: uma imagem vale mais que mil palavras. Por isso, é importante levar o seu tempo para obter as fotos certas para o seu anúncio.

A melhor solução seria contratar um fotógrafo profissional para tirar as fotos, mas isso não é uma opção viável para muitas pessoas.

Não se preocupe, se você seguir as dicas abaixo, poderá obter ótimas fotos (mesmo quando estiver usando a câmera do celular):

  • Não fique tão perto do animal – Fotos muito próximas podem ficar distorcidas, além do fato de não capturar todas as qualidades do animal.
    Garanta que as patas e orelhas aparecem na foto.
Foto tirada do mesmo animal.
Qual parece mais autêntica?
Algumas delas parecem omitir algum tipo de informação sobre o animal?
  • Sem distrações – Evite fundos que distraiam ou outros objetos que possam desviar a atenção do comprador. Bagunça, cercas, grupos de pessoas ou cavalos em segundo plano podem tirar o foco do seu cavalo.

  • Certifique-se de que a câmera esteja reta – pode parecer óbvio, mas é importante garantir que a câmera esteja paralela ao seu cavalo.

  • Use luz natural – A luz natural é sempre muito melhor do que a luz interna. Então, se puder, tire a foto do seu cavalo ao ar livre com o sol atrás de você. Isso garantirá que você tenha muita luz iluminando seu animal.

  • Tenha paciência e tire quantas fotos forem necessárias – Tire o máximo de fotos que puder, variando entre elas. Faça o cavalo olhar várias direções diferentes. Quanto mais fotos você tirar, maiores serão suas chances de capturar aquela foto perfeita.
fotos de venda e compra de cavalos
Nem sempre a primeira foto será a melhor. Continue tentando até conseguir a foto perfeita para o seu anúncio

3 – Mantenha uma descrição completa e direta

Quanto mais informações você fornecer, maior a probabilidade de receber mensagens de compradores interessados. Ao descrever seu cavalo, pense em todas as informações que você pediria se estivesse na posição do comprador.

Se você já tem o interesse de um potencial comprador então agora é a hora de deixá-los saber o que eles não conseguem saber apenas pelas fotos.

Na descrição, coloque como é a personalidade do seu cavalo, quão bem treinado ele é, se ganhou alguma competição, bem como seu potencial.

Não se esqueça de incluir o essencial, como:

  • Idade;

  • Altura;

  • Peso;

  • Raça;

  • Pelagem;

  • Genealogia.

4 – Seja honesto sobre seu cavalo (e não esconda informações)

Você, como vendedor, tem a responsabilidade de mencionar qualquer coisa importante sobre a saúde, condição física ou comportamento do seu cavalo.

Seu médico veterinário de confiança poderá ajudar com o que você deve incluir, mas como regra geral, é melhor divulgar algo em vez de omitir.

cuidados de venda e compra de cavalos

Ser honesto também ajudará o comprador a entender o cavalo que ele pode estar comprando. Isso tornará todo o processo muito mais suave para vocês dois, porque não haverá surpresas que possam atrapalhar toda a venda.

5 – Reserve um tempo para responder a quaisquer perguntas de potenciais compradores

É uma boa prática responder a todas as perguntas vindas de pessoas interessadas no seu animal, porque você não sabe quais podem levar a uma venda.

Todos terão seus próprios requisitos e expectativas em um cavalo e responder às suas perguntas pode ser a diferença entre vender e não vender seu cavalo.

6 – Exponha o seu animal para diversos compradores

Clientes Equinogestor possuem acesso exclusivo à plataforma Catálogo Equino, na qual você pode divulgar a venda de seus animais, embriões, coberturas, óvulos e muito mais.

Dicas de Compra de Cavalos

Há muitos papéis que os cavalos podem desempenhar na vida de uma pessoa, desde ajudá-los a alcançar ambições esportivas até ser um companheiro leal.

Continuando com as nossas dicas de venda e compra de cavalos, o que devo saber e levar em consideração quando estou procurando um novo animal?

Confira a seguir:

1 – O básico (idade, peso, altura, aprumos)

Para evitar dores de cabeça, observe o básico para conhecer melhor o animal.

Não existem regras para o tamanho e peso do cavalo que você deve escolher.

Alguns cavalos são capazes de carregar mais peso do que outros, dependendo de sua estrutura óssea.

2 – Qual o temperamento do animal?

Embora o temperamento deva fazer parte do básico, muitos vendedores geralmente não o incluem em seus anúncios.

Como as pessoas, todos os cavalos têm sua própria personalidade e algumas raças serão mais descontraídas do que outras. É importante pensar sobre o que você precisa e ser honesto sobre suas próprias habilidades.

cavalo bravo

3 – Tipo de treinamento que o animal recebeu

É importante saber a quantidade e o tipo de treinamento que o cavalo recebeu, pois fornece uma noção do que o cavalo é capaz de fazer, especialmente se você estiver procurando por disciplinas específicas.

A falta de treinamento não deve necessariamente desqualificar um cavalo. Significa apenas que você estará tendo um trabalho extra para treinar o mesmo.

treinando cavalo

4 – Qual o histórico de saúde?

No mínimo, você precisa saber se o animal já teve algum problema de saúde.

Se sim, qual foi o problema? Ele passou por alguma cirurgia?

Antes de decidir comprar o animal que você acha que é certo para você, um exame veterinário ou exame pré-compra pode ajudar na sua decisão e permitir que você se sinta mais confortável.

Você pode chamar um médico veterinário de sua confiança para avaliar as condições gerais do animal.

cuidado de venda e compra de cavalos

5 – Como é a dieta do animal?

Assim como os humanos, os cavalos são afetados por mudanças repentinas na dieta.

Portanto, é importante saber como o cavalo era alimentado.

A alimentação será uma das suas maiores despesas, logo, determinar a quantidade e a qualidade de volumoso e concentrado é essencial.

cavalo comendo

6 – Onde posso encontrar animais à venda?

No Catálogo Equino, temos um grande público de entusiastas de cavalos em busca de realizar grandes negócios.

Como o Equinogestor possui clientes em todas as regiões do país, você pode achar animais e coberturas à venda das mais variadas raças no Brasil inteiro.

Precisa de ajuda ou possui alguma dúvida sobre a parte burocrática de venda e compra de cavalos? – Entre em contato com o pessoal da Motta & Etchepare

Instagram: @mottaetchepare

Agora que você já conhece sobre dicas de venda e compra de cavalos, que tal ver mais sobre como administrar um haras em 6 passos importantes.

Equipe Equinogestor

Descomplique a gestão do seu haras e obtenha os melhores resultados com o Equinogestor Instagram: @equinogestor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *