Como lucrar com equinos em 2023?

Você já deve ter ouvido pessoas dizerem que não dá para ganhar dinheiro com a Equinocultura. Mas elas estão enganadas. Existem várias maneiras de lucrar com equinos.

Esses belos animais são conhecidos como um dos passatempos mais divertidos e caros que você pode ter. Os cavalos exigem muita atenção, espaço e claro, comida.

Como eles podem ser caros, convém complementar os custos. Lucrar com equinos não parece ser a coisa mais fácil de fazer. Afinal, seus custos de manutenção e cuidados podem atingir rapidamente vários milhares de reais todos os anos.

No entanto, as oportunidades de negócios com equinos se expandiram muito nos últimos anos, e agora existem mais oportunidades do que nunca para construir uma carreira ou negócio no mundo equestre e obter um lucro real fazendo isso.

lucrar com equinos

Se você ama cavalos e quer estar perto deles o tempo todo, você está com sorte! No artigo a seguir vamos falar sobre diversas maneiras de como obter lucro com os equinos.

Maneiras de lucrar com equinos

Embora estejamos neste espaço pela paixão, se você estiver administrando um negócio, deve ter como objetivo obter lucro. Mesmo se você tiver uma pequena atividade com equinos, deve tratá-la como um negócio.

Você precisa de dinheiro para manter seus cavalos felizes e saudáveis, construir e consertar suas instalações e se pagar.

O dinheiro também permitirá que você pague funcionários ou até mesmo para expandir ou comprar outras propriedades para seus negócios.

Confira abaixo algumas maneiras de lucrar com equinos:

Fornecer aulas de equitação

As aulas de equitação são umas das formas mais populares de ganhar dinheiro enquanto ainda aproveita o tempo com seus animais (e garantir que eles façam exercícios). As aulas melhoram as habilidades de equitação e ajudam a criar confiança em jovens que estão começando no mundo dos cavalos.

Ao fornecer uma atmosfera positiva e caseira, seus clientes irão indicar seus amigos e familiares para a sua propriedade. Isso pode fornecer uma fonte viável de renda ao longo do tempo.

Lembre-se, o boca a boca é a melhor e mais eficaz publicidade que existe!

lucrar com equinos

Ao começar, comunique aos novatos sobre os requisitos que eles precisam atender e como lidar com os cavalos.

Este negócio é vantajoso, pois você já tem o cavalo e o espaço para ensinar cavaleiros em potencial.

lucrar com equinos

Por outro lado, você pode achar a receita inconsistente, pois depende da propaganda para conseguir novos clientes.

Ao começar, você pode se promover nas redes sociais. Conforme você continua a progredir, deve considerar a criação de um site ou modelo de plano de negócios completo com base nas lições que você oferece.

Inicie um canal equestre no YouTube

Proprietários e novos cavaleiros estão sempre procurando informações sobre como lidar e cuidar dos seus animais.

Você pode iniciar um canal no YouTube oferecendo algumas dicas e informações valiosas sobre equinos.

Dois bons exemplos de inspiração são o TV UC e Programa Cavalos.

lucrar com equinos
O TV UC possui mais de 300 vídeos em seu canal, abordando diversas áreas do mundo dos cavalos

No início, você pode não ter visualizações suficientes que convertam em dinheiro.

Com o tempo, mais pessoas aprenderão sobre seu canal e com consistência e persistência você pode facilmente transformar isso em lucro por meio de patrocínios, marketing de afiliados e pelas próprias visualizações de anúncios em seu canal.

Converta suas habilidades de fotografia em dinheiro

A fotografia no negócio equestre está ganhando popularidade rapidamente. Se você gosta de tirar fotos, tiver uma boa câmera e algum conhecimento sobre a área, pode se dar bem trabalhando como fotógrafo de equinos.

Comece criando sua galeria de fotos em um site para apresentar a clientes em potencial.

lucrar com equinos

Publique também nas redes sociais.

Participe de diferentes eventos de cavalos (como exposições, leilões e competições) e informe os proprietários sobre o seu serviço. Eles podem ajudar a te promover para outros proprietários.

Outra maneira de ganhar dinheiro, é fazer sessões de fotos para casamentos, álbuns familiares e etc.

fotos cavalos

É preciso ressaltar que pode ter os custos iniciais mais altos devido à necessidade de uma boa câmera e um computador para editar e enviar as fotos.

No entanto, se você já tiver os equipamentos necessários, poderá obter mais lucro à medida que continua a refinar suas habilidades e aumentar sua base de clientes.

Hospedagem de animais de terceiros em sua propriedade

Você já está cuidando do seu cavalo, então por que não cuidar dos cavalos de outros proprietários também?

Se você tiver espaço para isso, hospedar cavalos na sua propriedade pode ser uma maneira fácil de ganhar um dinheiro extra sem se esforçar muito.

Você precisa de comodidades no local, como bastante feno e um ambiente seguro para os cavalos passarem o tempo.

cavalo na baia

Os serviços de hospedagem incluem cuidados com os cavalos, tratamentos veterinários, ferrageamento, vacinas e vermifugação, que são incluídos como taxas de serviços.

Com o Equinogestor você realiza o controle de diária dos animais, mensalidades de seus clientes, controle de estoque de materiais com preço médio e preço de venda, além dos procedimentos veterinários com valor do serviço e materiais utilizados.

Tudo isso feito de uma maneira simples e eficiente, garantindo tranquilidade na sua tomada de decisões do dia-a-dia.

Grave cursos sobre a sua área preferida

Se você já está no mercado há algum tempo, você pode passar a sua experiência para outras pessoas.

Esta pode ser uma ótima maneira de compartilhar seu amor e conhecimento por cavalos e ganhar uma renda extra ao mesmo tempo.

gravar curso

Para começar, você precisará escolher um foco para o seu curso. Depois de escolher um nicho, comece a criar conteúdo que atraia seu público-alvo.

Se você não sabe por onde começar, existem diversas empresas que vendem cursos relacionados a cavalos que você pode usar como inspiração.

Venda de animais e coberturas

A maneira mais popular de ganhar dinheiro no meio equestre.

Dependendo da raça que está sendo criada e da qualidade genética dos animais, a renda produzida pela criação de equinos pode variar drasticamente.

lucrar com equinos

Geralmente, a receita produzida por uma empresa de criação de cavalos é relativa à quantia de dinheiro que pode ser investida em reprodutores de alta qualidade e bem-criados.

Conquistas em competições equestres

Outra forma de lucrar com equinos é inscrevê-los em competições.

Essa pode ser uma ótima maneira de ganhar algum dinheiro extra, além de dar ao seu cavalo exposição e experiência.

salta com cavalo

Há algumas coisas a serem lembradas ao levar seu cavalo em competições, como o tipo de competição que você deseja participar e em que nível seu animal se encontra.

Com um pouco de planejamento e preparação, colocar seu cavalo em competições pode ser uma experiência divertida e gratificante para você e seu cavalo.

corrida cavalo

Como precificar seus serviços e produtos?

Não tenha medo de se avaliar de acordo com o seu valor e o valor do seu serviço.

Os preços muito baixos não apenas afastam os clientes (existe uma associação de serviços/produtos de baixo custo como sendo de baixa qualidade), mas também o prepara para uma situação em que a única maneira de obter lucro é trabalhar mais e mais, o que não é sustentável nem muito lucrativo.

Ao precificar, comece analisando as despesas e construindo uma estrutura de preços e negócios que atingirá um ponto de equilíbrio e cobrirá as despesas.

Além disso, você precisa conhecer seu cliente, entender a lacuna que está preenchendo no mercado, conhecer a estrutura de preços de seus concorrentes e testar diferentes modelos de preços para coletar informações sobre como agir da melhor maneira.

andar a cavalo

Você quer ter certeza de que seu preço está de acordo, para que a sua empresa possa realmente lidar com o número de clientes necessários para gerar lucro, sem ter que deixar você exausto e sobrecarregado, impedindo que você esteja em posição de escalar.

O que levar em consideração na hora de precificar meus produtos/serviços?

Antes de criar estratégias, você precisa coletar informações que formarão a estrutura dessa estratégia.

Tanto o retorno do investimento financeiro quanto o retorno do tempo e esforço que você investiu no seu negócio devem ser considerados.

Perguntas a serem feitas antes de definir seu preço:

  • Quais são seus custos iniciais?

  • Quais são suas despesas fixas mensais?

  • Quais serão as despesas mensais quando você escalar seu negócio?

  • Com quem você quer trabalhar?

  • Quais são seus rendimentos e hábitos de consumo?

  • Quanto você espera pagar de imposto agora? E quando você escalar?

  • Como seus preços atuais ou futuros se comparam aos de seus concorrentes?

  • Com que frequência você quer trabalhar?

  • Qual é a quantia de dinheiro que você deseja/precisa reinvestir no negócio a cada mês?

Lembre-se, porém, se você está iniciando um negócio, pode haver algum tempo entre o esforço e o retorno do seu investimento.

Você pode ficar com prejuízo no curto prazo enquanto dedica tempo e esforço extra na atividade, bem como à criação da infraestrutura que ajudará a tornar todo o seu trabalho lucrativo a longo prazo.

Cuide de parte financeira do seu negócio

Após escolher alguma opção deste artigo de obter lucro com a equinocultura, chegou a hora de lidar com a parte financeira!

Se você cuidar do dinheiro de maneira adequada, planejar estrategicamente e ajustar quando necessário, poderá obter lucro absoluto em qualquer meio que você queira fazer negócio.

Quando se trata disso, as operações financeiras não podem passar despercebidas. O dinheiro afeta todas as áreas de uma empresa, desde como você pode atender seus clientes até como pode crescer internamente.

lucrar com equinos

Esse processo começa com a captura de todas as suas despesas ao longo de uma série de meses, para que você possa começar a reconhecer e analisar padrões.

Manter registros de todas as transações financeiras não é apenas uma exigência legal, mas também uma necessidade fundamental para permitir o planejamento e a decisão do que fazer dentro de um negócio.

Um requisito básico é manter registros de receitas (entrada de dinheiro) e despesas (saída de dinheiro), sendo importante saber o quanto, quando e porque o dinheiro entra e sai do negócio.

Perguntas a serem feitas

Por mais dor de cabeça que possa ser, administrar corretamente o dinheiro em seu negócio é tão importante quanto trazer dinheiro para ele. Com um controle preciso você tem em mãos todo o seu histórico financeiro.

A partir disso, você pode obter respostas para as perguntas a seguir:

  • Quanto estou ganhando?

  • Posso me pagar / me dar um aumento?

  • Quais faturas os clientes ainda não pagaram?

  • Paguei todas as minhas contas?

  • Preciso aumentar os preços dos meus produtos/serviços?

  • Quais serviços trazem mais dinheiro?

  • Onde estou perdendo dinheiro?

Para auxiliar em tudo isso, nada melhor que um sistema de gestão focado totalmente na equinocultura para ajudar na parte financeira.

O Equinogestor oferece os recursos necessários para uma administração completa, descomplicada e eficiente. Desde o histórico sanitário e reprodutivo dos animais, até o controle financeiro do seu haras. Fácil, simples e seguro, 100% online e disponível onde você estiver, seja no computador ou no celular.

Automatize o máximo que puder no sistema. Quanto menos trabalho você precisar fazer, maior a probabilidade de concluir outras atividades.

Você pode ganhar dinheiro com cavalos e pode lucrar fazendo algo que ama. Contanto que você tenha a ferramenta, educação e estratégia certas, é absolutamente possível.

Considerações Finais

Começar um negócio não envolve apenas o dinheiro. As pessoas que trabalham com equinos entendem que, quando você tem um negócio de cavalos, o prazer e a satisfação superam em muito o dinheiro que você irá gerar.

Com as ideias acima, você pode facilmente ganhar dinheiro com seu cavalo. Encontre um empreendimento que se encaixe na sua rotina e com o qual você se sinta confortável e tenha experiência.

No entanto, certifique-se de que seu negócio permaneça lucrativo para que você possa permanecer no negócio por tempo suficiente para ter a satisfação e prazer a longo prazo.

Quer aprender mais sobre gestão? Confira nossos artigos sobre como identificar custos e precificar os animais e como administrar o seu haras.

Equipe Equinogestor

Descomplique a gestão do seu haras e obtenha os melhores resultados com o Equinogestor Instagram: @equinogestor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *