Como identificar custos e precificar os animais?

A criação de equinos é uma atividade fascinante, mas é um trabalho em tempo integral que envolve muitos fatores.  Ao considerar quanto custa possuir um cavalo, é importante notar que as despesas irão muito além do valor inicial associado à compra do animal, por exemplo, pois eles dependem de diversos cuidados ao longo da vida. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de precificar os animais.

O outro lado da criação é o gerenciamento das informações, uma boa gestão, portanto, não é um luxo, mas uma necessidade.

Custos por Animal

É preciso levar em conta que os equinos não são animais baratos, em comparação a outros que podem ser criados com a finalidade comercial.

As despesas/custos relacionadas aos cuidados de um cavalo variam dependendo de onde você mora, o sistema de criação adotado, a função desempenhada e as necessidades do animal.

Então, quais são as despesas mais comuns que você terá ao cuidar de um cavalo (para levar em consideração na hora de precificar os animais)? 

Confira a lista a seguir: 

Alimentação

Um dos principais custos a se analisar na criação de cavalos é a alimentação. Ela representa em média, um terço das despesas totais.

precificar os animais
O cavalo médio pesa 500 kg e precisa comer de 2,0% a 2,5% de seu peso corporal em matéria seca por dia, dependendo do seu nível de trabalho. 

O modo que o animal será criado impacta diretamente nos gastos com alimentação.

Animais estabulados tendem a gerar um custo substancialmente maior que animais criados a pasto. Por esse motivo, é importante avaliar o sistema de criação que será adotado antes de iniciar a atividade.

Na maioria dos casos o investimento em formação de pastagens de qualidade é o melhor caminho, pois os custos são diluídos ao longo dos anos de utilização dos pastos, além da grande economia com compra de feno, concentrados (ração), cama para as cocheiras, mão de obra e etc.

Além da economia, a criação dos animais em liberdade vivendo em grupos reduz o stress, melhorando significativamente o bem estar animal e a saúde dos animais.

Custo com Pessoal 

É uma das categorias de custos que mais impactam no orçamento de um haras.

Encontrar e manter uma boa equipe, em todos os níveis, é essencial para qualquer negócio. À medida que sua atividade cresce, é importante reconhecer as mudanças nos requisitos de nível e número de funcionários.

Entre os diversos funcionários, temos:

  • Secretária;

  • Auxiliar geral;

  • Tratador;

  • Médico veterinário;

  • Consultor;

  • Diarista;

  • Treinador;

  • Estagiário.

Gerir o desempenho e produtividade da equipe de colaboradores também é uma das atribuições do gestor.

Custos Operacionais 

Para manter os animais em sua propriedade, existem despesas gerais de manutenção, necessárias para garantir que tudo esteja bem cuidado e funcional

A manutenção das baias, equipamentos, cercas, implementos agrícolas e veículos de transporte se enquadram nesta categoria, além dos gastos gerais com combustíveis, energia elétrica, internet, compras de insumos e etc.

precificar os animais

Esses gastos devem ser considerados no fechamento de custos e para precificar os animais.

Reprodução

Os custos reprodutivos são relevantes em uma criação de equinos e podem impactar no orçamento dependendo das técnicas adotadas.

A reprodução de equinos é uma matéria muito estudada e oferece diversos métodos para as mais variadas necessidades dos animais e seus criadores.

A concepção das éguas por exemplo, pode ocorrer de diversas maneiras:

  • Monta natural, que é o método mais simples e barato, podendo ocorrer com os animais em liberdade a pasto;

  • Inseminação artificial utilizando semen fresco, refrigerado ou congelado;

  • ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides) técnica mais moderna da atualidade.

Portanto, é importante avaliar a realidade do haras, os objetivos e metas do criador, a função desempenhada pelos animais e o valor praticado pelo mercado para animais da mesma raça, função e nível de desempenho, antes de escolher a melhor técnica de reprodução a ser adotada, pois ela irá impactar significativamente no custo dos animais que nascerem na propriedade.

Prevenção

Cada animal deve ser examinado por um médico veterinário regularmente, receber as vacinas obrigatórias de acordo com o calendário de sua região e ser vermifugado periodicamente.

Agendar check-ups regulares, respeitar o calendário de vacinação e vermifugar os animais corretamente, são passos importantes que devem ser adotados para prevenir e detectar problemas o mais rápido possível.

calendario vacinal em equinos
Fonte: Ourofino

Um fator que pode pesar drasticamente no seu orçamento são as despesas inesperadas, visitas veterinárias ou uma cirurgia de cólica, por exemplo, sendo urgências que geram altos custos, surpreendendo o criador na maioria das vezes.

Por essa razão a prevenção é sempre o melhor caminho, ficar atento às condições gerais dos animais e aos ingredientes utilizados na dieta são passos importantes para prevenir complicações futuras.

Qualquer alteração na dieta deve ser feita de forma gradativa respeitando um período de adaptação de no mínimo 7 dias.

A água fornecida aos animais deve receber atenção constante. Ela deve ser sempre limpa e fresca.

Casqueamento / Ferrageamento 

Cuidar dos cascos do seu animal não é opcional, é uma obrigação, pois qualquer problema que o animal possua nos cascos, impossibilita o desempenho de suas funções adequadamente.

Lembre-se: “Sem cascos, sem cavalo!”

precificar os animais
Cuidados inadequados com os cascos podem levar a infecções, hiperextensão articular e até claudicação permanente

Além dos cuidados diários (limpeza e checagem), os equinos devem ser examinados por um ferrador a cada intervalo de seis a oito semanas e permanecerem em locais secos.

Como calcular todos esses custos de uma maneira fácil?

Para saber exatamente o quanto se gasta e para onde o dinheiro está indo, é necessário ter um fluxo de caixa.

Mas o que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa nada mais é que a quantidade de dinheiro que entra e sai de um caixa durante um determinado período de tempo, sendo um indicador chave da saúde financeira do seu negócio. 

fluxo de caixa cavalos
Exemplo de fluxo de caixa no sistema Equinogestor, envolvendo as contas a pagar e a receber.

Um fluxo de caixa consistente e positivo pode ajudá-lo a pagar despesas, investir em novas oportunidades e expandir seus negócios. 

O gerenciamento do fluxo de caixa permite prever despesas, preparar-se para meses mais apertados e até saber o que e quanto cobrar de seus clientes.

Com o Equinogestor é possível controlar seu fluxo de caixa de maneira simples e eficiente, além de categorizar todas as receitas e despesas em nosso centro de custos, que pode ser totalmente personalizado para atender a realidade da sua propriedade como um todo.

Como precificar os animais?

Sabendo todos os custos da propriedade, como precificar os animais que estão à venda?  (Independentemente se você tiver 1, 10, 50 ou 200 animais no plantel).

Com o Equinogestor, você tem o histórico completo de despesas, sabendo exatamente os custos totais da propriedade.

Ponto de Equilíbrio

Um bom começo para precificar os animais é determinar o ponto de equilíbrio, que nada mais é que o total de despesas do haras em um período, dividido pelo número de animais disponíveis para venda.

Essa informação lhe dará o valor mínimo de venda de cada animal, para que as contas da propriedade sejam pagas.

fluxo de caixa cavalos
Exemplo de relatório de ponto de equilíbrio do Equinogestor

O ponto de equilíbrio não deve ser o valor final de venda do animal, é apenas um norte para saber por onde começar.

Fatores como qualidade genética, desempenho, dentre outros, devem ser considerados no fechamento do preço final da venda.

Custo por Animal

O Equinogestor também possibilita o fechamento de custo por animal, permitindo ao criador saber exatamente quanto um determinado animal custa até o momento da venda.

O relatório de serviços do sistema centraliza todos os custos como: alimentação, reprodução, pessoal, despesas operacionais e veterinárias, além dos custos relacionados ao consumo de insumos, através do controle de estoque.

Mercado, Competitividade e o Valor Agregado na Precificação dos Cavalos

A posição de mercado e competitividade definem o contexto econômico em que um cavalo é valorizado, enquanto os diferenciais e o valor agregado estabelecem o seu preço dentro desse contexto.

Mercado e Competitividade

O valor de mercado de um cavalo é dinâmico e influenciado por fatores como oferta e demanda, raça, pedigree, idade e conquistas em competições.

Um animal com um pedigree distinto ou uma linhagem de campeões pode ser altamente procurado, elevando seu valor. A competitividade surge ao comparar seu animal com os outros disponíveis no mercado.

Seu cavalo está entre os melhores em termos de saúde, habilidades e genética? Cavalos que se destacam em competições ou que vêm de uma linhagem de animais premiados justificam preços superiores devido à sua habilidade comprovada de performar e gerar futuros campeões.

Valor Agregado e Diferenciais

Cada cavalo é único, e os detalhes dessa singularidade podem aumentar consideravelmente seu valor.

Fatores como temperamento, habilidades especiais, beleza, raridade da raça e desempenho notável são todos considerados valor agregado.

Um cavalo que demonstra excepcional facilidade de treinamento, bom comportamento em diferentes situações ou características desejáveis pode ser mais valioso. Além disso, a presença de diferenciais como treinamento especializado, adaptações para determinados esportes equestres ou habilidades em tarefas específicas, como trabalho com gado, também podem aumentar seu valor de mercado.

treinamento cavalo

Quando esses elementos se unem, criam um perfil para cada cavalo que vai além dos custos básicos de criação e manutenção.

Portanto, ao definir o preço, é essencial que criadores e gestores de haras considerem cuidadosamente esses aspectos para estabelecer um preço justo e competitivo que reflete tanto o valor intrínseco do animal quanto sua posição no mercado mais amplo.

Aproveitando o tema de gestão, ter um website para o seu haras em 2024 vale a pena? Confira no nosso artigo.

Equipe Equinogestor

Descomplique a gestão do seu haras e obtenha os melhores resultados com o Equinogestor Instagram: @equinogestor

One thought to “Como identificar custos e precificar os animais?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *