Aerofagia em Equinos – O que é? Existe tratamento?

A aerofagia em equinos, conhecida também como engolir ar, é um vício de cocheira (comportamento indesejável e repetitivo) que um cavalo confinado exibe.

Consiste no cavalo ranger os dentes incisivos em um objeto sólido, geralmente a borda superior da porta do estábulo ou em uma cerca. Logo, arqueia o pescoço e engole grandes goles de ar, além de fazer um grunhido característico.

A aerofagia pode predispor a digestão imprópria (podendo levar até mesmo a alguns tipos de cólica), danos consideráveis ao local e desgaste anormal dos dentes do animal.

Veja o vídeo abaixo de um animal com este comportamento:

Cavalo com aerofagia

Por outro lado, ao realizar este comportamento, ocorre a diminuição da frequência cardíaca, redução dos níveis de cortisol (hormônio do estresse) e liberação de endorfinas, que dão prazer e sensação de bem-estar para o animal.

Como a aerofagia produz tantos sinais de prazer no cérebro do cavalo, o comportamento pode se tornar viciante.

Caso você queira ir para uma parte específica de seu interesse no artigo, clique em um dos links abaixo:
equinogestor gestão de haras

Tipos de Aerofagia em Equinos

A aerofagia pode ser divida em:

Aerofagia sem Apoio

O cavalo parece engolir ar repetidamente, em alguns momentos acompanhado por um grunhido (MILLS; NANKERVIS, 2005).

Para praticar a aerofagia sem apoio o cavalo pode balançar a cabeça e contrair o pescoço. A cabeça é jogada para cima com a boca aberta, facilitando a ingestão do ar.

aerofagia em equinos
Aerofagia sem Apoio

Fonte: HorseSoups

Aerofagia com Apoio

O cavalo agarra com os dentes uma superfície geralmente horizontal, contrai os músculos aparentemente engolindo ar (MCGREEVY et al., 1995).

Ocorre a movimentação dos lábios, língua e dentes incisivos ao redor do objeto que ele irá apoiar-se (KONIECZNIAK et al., 2014). Cocho, paredes, portões, porta e trilhos da cercas, são as superfícies mais utilizadas e assim como aerofagia sem apoio, esse comportamento pode ser acompanhado de um grunhido (VIEIRA, 2015).

aerofagia em equinos
Aerofagia com Apoio

Fonte: The Horse

Para Vieira (2006), essa prática causa cólicas e desgaste excessivo dos dentes, além de estar associada à ocorrência de úlceras gástricas e de doenças nervosas motoras. Se não for tratada, causa emagrecimento do animal, diminuindo sua qualidade de vida em geral. (STEINER, 2013).

Causas

As causas reais para esse problema ainda são desconhecidas. Entretanto, existem várias teorias sobre o que faz com que os cavalos desenvolvam estes hábitos comportamentais repetitivos que chamamos de vícios de cocheira.

O cavalo normalmente as adquire como resultado de:

  • Tédio;

  • Estresse;

  • Idade avançada;

  • Isolamento (como confinamento excessivo);

  • Falta de fibra na alimentação;

  • Excesso de concentrados;

  • Comportamento imitativo;

  • Predisposição hereditária (herdada dos pais);

  • Dor.

Existe Tratamento para a Aerofagia em Equinos?

Esses hábitos são muito difíceis de parar, mas podem ser minimizados.

Confira algumas dicas a seguir:

  • Forneça muitas oportunidades para vagar livremente – Cavalos em pastagem aberta, especialmente aqueles que têm um ou dois companheiros, são muito menos propensos a desenvolver aerofagia.
evitar a aerofagia em equinos
Lembre-se que entre as possíveis causas da aerofagia em equinos, temos o tédio e isolamento.
  • Exercícios frequentes – podem ajudar a manter o cavalo estimulado e prevenir o tédio. Se você não pode montá-lo com frequência, trabalhe com ele no chão ou em uma arena coberta.
evitar a aerofagia em equinos
Um cavalo ocupado é um cavalo feliz!
  • Ofereça brinquedos para estimulação mental – Se o seu cavalo precisa ficar sozinho, dê a ele algo para fazer que ocupe sua mente e corpo. Bolas e outros objetos podem ser usados para distrair o animal.
alimentação lenta equinos
Exemplo de rede para alimentação lenta
  • Mudanças na alimentação – As taxas de aerofagia em equinos aumentam após uma refeição concentrada (Gillham, Dodman, Shuster, Kream, & Rand, 1994). Se possível, é ideal formular dietas que contenham mais forragem e menos grãos.
  • Processos cirúrgicos (em casos extremos) – Uma solução extrema para a aerofagia é uma cirurgia chamada procedimento de Forssell. Nesta cirurgia, alguns dos músculos ou nervos do pescoço do cavalo são cortados. A técnica é eficaz, mas apresenta os mesmos riscos de qualquer cirurgia de grande porte e não trata o problema subjacente.

A aerofagia em equinos dificilmente pode ser curada, mas com algumas modificações no estilo de vida do seu cavalo, pode ser controlada!

LEMBRE-SE

Este artigo tem apenas caráter informativo. SEMPRE procure por um profissional veterinário para melhor atender o seu caso!

Aproveitando, confira o nosso artigo sobre 7 benefícios da alimentação lenta para os equinos 

Equipe Equinogestor

Descomplique a gestão do seu haras e obtenha os melhores resultados com o Equinogestor Instagram: @equinogestor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *