Enriquecimento Ambiental para Equinos – Tudo o que Você Precisa Saber

Muitos proprietários de cavalos estão cientes dos componentes básicos do bem-estar animal, como fornecer água, alimentação adequada, abrigo, segurança e ajuda médica quando necessário. Mas um componente que muitas vezes passa despercebido com os cavalos é a necessidade de expressar comportamentos normais e apropriados à espécie. É aqui que entra o enriquecimento ambiental para equinos.

Cerca de 20% dos cavalos podem desenvolver comportamentos repetitivos e estereotipados para lidar com o ambiente doméstico/estresse, incluindo:

  • Morder ou roer madeira – decorrente do tédio ou desconforto;

  • Aerofagia – O animal agarra um objeto sólido, arqueia o pescoço e suga o ar;
Cavalo com aerofagia
  • Movimentos circulares repetitivos – Andando de um lado para o outro ou circulando na baia;

  • Dança do urso – O animal desloca o peso de um lado para o outro ou balança a cabeça de um lado para o outro;
Cavalo com comportamento anormal, conhecido popularmente como “dança do urso”

Além disso, o estresse pode causar nos cavalos:

  • Diminuição do apetite;

  • Tensão facial e corporal;

  • Defecação excessiva, diarreia; 

  • Perda de peso;

  • Agressividade.

Felizmente, podemos neutralizar esses problemas oferecendo aos equinos um enriquecimento ambiental que fornece uma saída para seus comportamentos naturais.

MAS AFINAL…

  • O que é o enriquecimento ambiental?

  • Serve para qualquer animal?

  • É caro e inacessível??

Confira a resposta dessas e muitas outras perguntas no artigo a seguir:

O Problema com o Ambiente Domesticado

Os cavalos em seu habitat natural passarão até 75% do dia engajados em “comportamento de forrageamento”, que inclui todas as formas de comportamento alimentar.

Isso muitas vezes se confunde apenas com a ingestão de forragem, mas também inclui outros comportamentos, como selecionar, pastar, cheirar, manipular, morder e ingerir.

Em contraste, os cavalos domesticados gastam apenas 10% do seu dia forrageando. Durante esse tempo, eles não estão engajados em uma gama completa de comportamentos de forrageamento, estão apenas mordendo e ingerindo.

Enriquecimento Ambiental para Equinos
Os cavalos em seu habitat natural passarão até 75% do dia engajados em “comportamento de forrageamento

Essa drástica diferença de 65% no tempo gasto no forrageamento afeta a maioria dos cavalos domesticados e resulta em muito tempo ocioso gasto sem nenhum comportamento adicional.

Os ambientes domésticos são menos estimulantes e apresentam menos oportunidades para um cavalo expressar seu comportamento natural.

enriquecimento ambiental para equinos
Cavalos domesticados gastam apenas 10% do seu dia forrageando

O que é o Enriquecimento Ambiental para Equinos?

O enriquecimento ambiental para equinos consiste em técnicas e alterações no ambiente e atividades de um animal que sejam benéficas para o mesmo.

Essa prática é baseada na compreensão de que os cavalos, como animais inteligentes e sociais, precisam de um ambiente que desafie sua mente e corpo, permitindo comportamentos naturais e promovendo a saúde mental.

Isso pode envolver fazer alterações ou adicionar recursos no ambiente que o animal se encontra, que fornecem benefícios como melhoria da saúde ou níveis reduzidos de estresse.

O enriquecimento pode ajudar o cavalo a expressar um comportamento normal e apropriado à espécie, evitando o tédio e reduzindo comportamentos estereotipados.

Mas não é só isso! Entre os diversos benefícios, temos também o de aumentar a capacidade do cavalo de lidar com desafios comportamentais e fisiológicos, como o estresse ou a rigidez articular em idade avançada.

Lista de Benefícios do Enriquecimento Ambiental para Equinos:

  • Redução do estresse: Ambientes enriquecidos ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade.

  • Estímulo mental: Promove a curiosidade e o engajamento mental.

  • Desenvolve a exploração natural e curiosidade: Ao permitir que os cavalos explorem e interajam com o ambiente de maneiras variadas, o enriquecimento apoia comportamentos naturais e saudáveis.

  • Prevenção de comportamentos indesejados: Diminui a probabilidade de vícios de estábulo e outros comportamentos negativos.

  • Melhoria na saúde física: Incentiva o exercício, o que pode melhorar a condição física e prevenir problemas musculoesqueléticos.

  • Desenvolvimento social: Encoraja interações sociais positivas com outros cavalos.

  • Satisfação alimentar: Torna a alimentação mais interessante e natural, imitando o pastejo.

  • Enriquecimento sensorial: Engaja os sentidos do animal, oferecendo variações de texturas, cheiros e sons.

  • Melhoria na cuidado e treinamento: Facilita a gestão e o manejo do cavalo, uma vez que animais estimulados são geralmente mais tranquilos e cooperativos.

  • Fortalece o vínculo entre o cavalo e o humano: Como as atividades de enriquecimento muitas vezes requerem interação e podem ser uma experiência positiva compartilhada.
enriquecimento ambiental para equinos

Tipos de Enriquecimento Ambiental

Existem 5 tipos principais de enriquecimento ambiental: social, nutricional, ocupacional, físico e sensorial.

Social

O enriquecimento social pode envolver interações intraespécies (cavalos com outros cavalos) e interações interespécies (cavalos com outras espécies de animais). Pode ser usado como uma forma de ajudar os cavalos a lidar com o estresse.

enriquecimento social
O enriquecimento social pode envolver interações interespécies (cavalos com outras espécies de animais), podendo ser usado como uma forma de reduzir o estresse

Um estudo examinou o efeito da presença de um cavalo adulto durante o desmame. O estudo realizado com 32 potros descobriu que quando os potros foram desmamados em um grupo contendo um cavalo adulto, eles exibiram menos estresse, menos comportamentos anormais e menor nível de agressão, do que os potros agrupados sem um adulto.

Nutricional

As formas de enriquecimento nutricional incluem a mudança do método de entrega dos alimentos, bem como a oferta de alimentos novos e variados.

Parte disso se resume à composição da dieta e como a alimentação do cavalo é oferecida. Dietas ricas em forragem com feno fornecido em uma rede de alimentação lenta levarão muito mais tempo para consumir e ajudavam a estimular alguns comportamentos de forrageamento.

enriquecimento ambiental para equinos
Exemplo de redes de feno para alimentação lenta

O enriquecimento nutricional pode oferecer uma forma envolvente de entretenimento para muitos cavalos.

Existem vários tipos de produtos disponíveis, como blocos minerais salgados e com sabores. Estes podem ser pendurados na baia ou em outra área que o cavalo costuma ficar.

Tenha cuidado, pois alguns cavalos são conhecidos por devorar os blocos em uma noite inteira, então eles devem ser usados com moderação!

Nos dias mais quentes, corte frutas e vegetais favoritos do seu cavalo. Despeje um pouco de suco de frutas misturado com água e congele para fazer um bloco de gelo.

enriquecimento ambiental para equinos

Outro modo que se enquadra no enriquecimento nutricional, você pode esconder tiras de frutas ou legumes dentro do feno ou em bolas e brinquedos apropriados.

Eles fornecem uma estimulação mental e são uma forma mais interessante de alimentação.

Lembre-se: Equilibrar a dieta equina para atender às necessidades nutricionais e comportamentais do cavalo é fundamental para garantir o bem-estar físico e mental.

Sempre consulte um zootecnista de confiança para auxiliar na criação de uma dieta apropriada para seus animais.

Ocupacional

O enriquecimento ocupacional incorpora tanto o enriquecimento psicológico quanto aquele que promove o exercício.

Inclui atividades que proporcionam exercício físico e estimulação mental, como brinquedos que incentivam a resolução de problemas, e treinos que recompensam o comportamento desejado.

Essas atividades incentivam cavalos sedentários a se movimentarem, além de também reduzir comportamentos anormais e proporcionar uma distração de eventos levemente estressantes.

Essas práticas ajudam a fortalecer a relação entre os cavalos e seus cuidadores, tornando o manejo diário uma experiência mais enriquecedora para ambos.

Físico

O enriquecimento físico pode incluir ajustes no tamanho ou complexidade de uma baia ou piquete, além da adição de acessórios ou a construção de estruturas permanentes dentro de um espaço.

enriquecimento físico

As baias devem oferecer espaço suficiente para movimentação e além de serem bem ventiladas.

Pastagens devem permitir que os cavalos exerçam comportamentos naturais como forrageamento e socialização com outros cavalos. A inclusão de elementos naturais como árvores e variação no terreno encoraja a exploração e o exercício.

enriquecimento físico

É essencial que os espaços sejam seguros, livres de objetos pontiagudos ou perigosos, e devem ser regularmente limpos para prevenir doenças.

Sensorial

O enriquecimento sensorial inclui estimulação visual, auditiva e olfativa, entre outras.

A música pode fornecer uma fonte de enriquecimento sensorial.

Um estudo recente, de Carter e Greening, investigou o efeito do gênero musical em cavalos. A dupla examinou se músicas de estilos Rock, Jazz, Country e Clássica afetavam o equilíbrio do comportamento em cavalos e como isso se comparava a quando nenhuma música era tocada.

O estudo, realizado no Hartpury College, descobriu que Jazz e Rock resultaram em maior exibição de comportamento de alerta, enquanto música clássica e country pareciam encorajar um comportamento mais tranquilo.

Como incluir o Enriquecimento Ambiental aos meus animais?

Cada cavalo é único e a sua resposta para novos estímulos será diferente! As atividades de enriquecimento ambiental para equinos não precisam custar muito e podem ser fáceis de implementar.

  • Introduza novos itens com cuidado, especialmente para aqueles cavalos que são naturalmente mais preocupados ou nervosos.
    É importante manter um equilíbrio para não sobrecarregar ou causar estresse e ansiedade sem querer! Introduza novos itens fora das baias, em uma área que o cavalo se sinta confiante para se aproximar, cheirar, tocar e mover o item em um lugar que ele sabe que pode ‘escapar’ se estiver preocupado.
    Alguns itens podem causar frustração, portanto, devem ser apresentados ao cavalo lentamente, para que ele entenda o que precisa fazer.
  • Forneça qualquer novo alimento gradualmente ao longo de 14 dias para diminuir o risco de cólicas.
    Ao trabalhar com cavalos que têm necessidades dietéticas especiais ou problemas metabólicos, como síndrome metabólica equina, devemos ter certeza de que não estamos super alimentando ou fornecendo muito açúcar em nossas atividades de enriquecimento.
    A consulta com um zootecnista é sempre recomendada para garantir que seu cavalo esteja recebendo os nutrientes adequados e uma dieta equilibrada.
  • NEOFOBIA – Muitos cavalos ficam estressados ​​com as mudanças em sua rotina, incluindo a introdução de técnicas e atividades de enriquecimentos ambientais. Isto é especialmente verdadeiro para cavalos que já desenvolveram comportamentos estereotipados.
    Para garantir que o enriquecimento não seja uma experiência estressante, é melhor introduzir atividades simples de enriquecimento no início e observar os sinais de estresse.
    Permita que o cavalo se envolva com a atividade sem força ou pressão.

Considerações Finais

Muitos proprietários já fornecem alguma forma de enriquecimento ambiental para seus cavalos. No entanto, entender o propósito e os tipos pode permitir que os proprietários forneçam a forma correta para seus animais.

Acima de tudo, o enriquecimento ambiental deve ser atraente para o cavalo e despertar seu interesse por tempo suficiente para alcançar os efeitos desejados.

Fornecer técnicas de enriquecimento ambiental é importante para promover o bem-estar geral dos equinos.

LEMBRE-SE

Este artigo tem apenas caráter informativo. SEMPRE procure por um profissional para melhor atender o seu caso!

Aproveitando, confira o nosso artigo sobre os 7 benefícios da alimentação lenta para equinos

Equipe Equinogestor

Descomplique a gestão do seu haras e obtenha os melhores resultados com o Equinogestor Instagram: @equinogestor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *